Secretário da Fazenda diz que 1º quadrimestre financeiro do Estado apresenta variação fiscal positiva

180

O desempenho da execução orçamentária e financeira do Estado da Bahia em 2022 foi apresentado pelo secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, em audiência pública na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (27). De acordo com o chefe da pasta da Sefaz, as receitas correntes e de capital totalizaram R$ 21,80 bilhões, apresentando um crescimento positivo de arrecadação no 1º quadrimestre deste ano de 21,41% em relação ao mesmo período de 2021.

 

Os dados apontam além do crescimento nos investimentos estaduais, de 19,47% nas receitas tributárias, e uma relativa queda de 29,19%| do endividamento da Bahia em relação ao ano passado.

Com a redução do isolamento social, além do aumento da inflação, o ICMS – maior fonte de receita do Estado -, foi o imposto que mais cresceu no período (9,61 bilhões) quando comparado ao primeiro quadrimestre de 2021 (8,23 bilhões). Segundo o secretário Manoel Vitório, os números apresentados demostram o cumprimento, por parte do Estado, das metas fiscais estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a consequente manutenção do equilíbrio das contas públicas.

O líder do Governo, deputado Rosemberg Pinto, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Fazenda e, na pessoa do secretário Manoel Vitório, agradeceu a todo o corpo da Sefaz pelo esforço conjunto no sentido de manter o equilíbrio fiscal das contas do Estado.

“Quero agradecer ao secretário Manoel Vitório pela clareza na apresentação, e pontuar a importância do trabalho que está sendo feito por todo o corpo de servidores da Secretaria da Fazenda que, com muita seriedade e responsabilidade, estão proporcionando uma saúde financeira e o equilíbrio fiscal para a Bahia.”, disse o líder governista.

ASCOM PT na Alba