Rosemberg propõe que Itororó seja capital baiana da carne do sol

163

Itororó pode ser decretado como capital baiana da carne de sol. É o que dispõe projeto de lei do deputado Rosemberg Pinto (PT), que reconhece na iguaria a principal fonte de renda e emprego do município, que conta, também, com o suporte econômico da bovinocultura e da cacauicultura. A cidade, informou o parlamentar, administra um rebanho bovino de 47,4 mil cabeças, correspondente a 0,50% do efetivo pecuário da Bahia, que totaliza 9,5 milhões de animais.

A fama da carne do sol de Itororó “já atravessou fronteiras”, garante o petista, esclarecendo que o produto é curtido de forma artesanal para evidenciar seu sabor, e ficou tão famoso a ponto de ganhar um festival anual que movimenta a cidade, principalmente na época junina, o Festsol, Festival da Carne do Sol. O evento é atrativo turístico da região, com de shows artísticos e culturais, “mantendo presente as tradições locais”.

A importância do título de capital baiana da carne de sol, justificou o líder do governo na Assembleia Legislativa, é, sobretudo, “uma forma expandir, ainda mais, a marca, fama e o reconhecimento de ser naquela localidade produzida a melhor carne de sol, com jeito e cuidado tradicional que é peculiar naquela região”.

Diário Oficial da Alba