Por solicitação de pauta da Deputada Neusa Cadore, a Bancada do PT na Alba realizou, nesta semana, uma reunião para discutir o orçamento estadual da Política da Assistência Social na Bahia para 2021. O encontro teve a presença de Vinicius Sampaio, presidente do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS) e de Jailton Fernandes, representante do Nordeste no Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (CONGEMAS). Eles apresentaram a situação do Colegiado e demonstraram preocupação com a proposta de redução de cerca de 29% do cofinanciamento público no próximo ano.
“Neste momento de graves retrocessos na política nacional de Assistência Social, agravada com a pandemia, temos visto com tristeza os grandes impactos sociais e econômicos na vida das pessoas mais vulneráveis. É fundamental que possamos discutir com o governo e encontrar alternativas para continuar apoiando e fortalecendo o trabalho de proteção social e garantia de direitos que tem sido desenvolvido nos municípios baianos”, declarou a deputada Neusa Cadore. Neste sentido, a parlamentar destacou a construção de uma agenda com as secretarias da Fazenda e Planejamento para debater o assunto.
“Meu agradecimento ao nosso líder, deputado Marcelino Galo, que atendeu nosso pedido e aos demais parlamentares que estão comprometidos com essa causa em defesa da recomposição do orçamento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social)”, finalizou a deputada.
Ascom Neusa Cadore