“Omissão de Bolsonaro é mais uma perseguição ao povo nordestino”, diz deputada Neusa sobre óleo nas praias

245

A presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Neusa Cadore (PT), denunciou nesta segunda-feira (21) a omissão do governo Bolsonaro diante do maior desastre ambiental no litoral brasileiro, provocado pelas manchas de óleo nas praias do Nordeste.

“A omissão de Bolsonaro é mais uma perseguição ao povo nordestino. É muito grave todos os impactos para o meio ambiente, para os pescadores, marisqueiras e para a economia da região. A Bahia já decretou emergência, mas o governo federal não tem feito quase nada. Essa inércia é uma decisão política para prejudicar o Nordeste e uma verdadeira agressão aos direitos humanos”, avalia a deputada.

Neusa lembrou que o Ministério Público Federal entrou com uma ação contra o governo Bolsonaro por constatar essa omissão, sendo pedido ainda que a Justiça obrigue a União a restabelecer o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água (PNC), instituído em 2013, no Dilma. A deputada denunciou ainda que Bolsonaro extinguiu dois comitês que faziam parte do PNC, ou seja, serviriam para combater desastres com óleo no litoral brasileiro.

Assessoria de Comunicação da Deputada Neusa Cadore