Implantar equipes multidisciplinares nas policlínicas estaduais, para o diagnostico e cuidados especializados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o que pretende a deputada estadual Neusa Cadore (PT), através de indicação parlamentar endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira, 2 de abril, que marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
No documento, encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, a parlamentar destaca o trabalho dos governos petistas na instalação das policlínicas regionais estrategicamente localizadas para atender a população que vive longe dos grandes centros, sendo imprescindíveis para que as equipes multidisciplinares especializadas no TEA possam alcançar boa parte da população do estado.
“O Estado deve inserir na saúde, nas escolas públicas ações de cuidado e proteção aos portadores de autismo ou diagnosticados dentro do Transtorno do Espectro Autista. Além disso, o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista precisa ser observado pelo Estado”, analisa Neusa.
PROPOSIÇÕES
A deputada Neusa também tem outras ações voltadas às pessoas com TEA. É de sua autoria a Indicação Nº 26568/2023, que visa a criação da Política Estadual de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista na Bahia, estabelecendo estratégias educacionais e o fomento que possibilitem o desenvolvimento, a capacitação e o aprimoramento de ações relativas a portadores de Transtorno do Espectro Autista.
Outra iniciativa de autoria de Cadore, é o Projeto de Lei nº 24634/2022, que dispõe sobre a utilização da Musicoterapia como Tratamento Terapêutico Complementar de Pessoas com Deficiência, Síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista, no Estado da Bahia.
Agência ALBA