Neusa defende estadualização de estrada vicinal em Jacobina

143

A estadualização da estrada vicinal que interliga o povoado de Cachoeira Grande, em Jacobina, à BR-324 foi defendida pela deputada Neusa Lula Cadore (PT) em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Com a estadualização, a deputada espera também que seja feita a pavimentação asfáltica da estrada que tem 16 km de extensão.

Segundo ela, a via passa por diversas comunidades rurais que ficam às margens da estrada. “A economia da referida localidade é baseada principalmente, na pecuária e a agricultura familiar, fomentada, inclusive, pela existência de barragem de água que abastece a sede do município e cidades do entorno, e tem a produção escoada através dessa estrada vicinal”, explicou Neuza, na indicação encaminhada ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti

Outro aspecto levantado pela parlamentar é que a estrada pavimentada vai fomentar o turismo na região, tendo em vista que ela se situa no Piemonte da Diamantina. Para Neusa, é essencial o melhoramento da malha para potenciar o turismo ecológico.

Além disso, acrescentou, é intenso o fluxo de pessoas que se deslocam pela mencionada via. Ela lembrou ainda que essa é uma realidade comum aos municípios pequenos, com população rural que precisa se deslocar aos centros urbanos, para serviços básicos e essenciais, como bancos, correios, farmácias e consultas médicas. 

“Trafegam, ainda, pela referida estrada os estudantes da rede municipal e estadual de ensino, que residem na zona rural e são conduzidos em ônibus escolares”, disse a deputada, pontuando que o estado precário de circulação na via se agrava, sobretudo nos períodos chuvosos, em virtude dos buracos, não oferecendo quaisquer condições de tráfego.  

 

Diário Oficial da Alba