Neusa Cadore solicita telefonia celular para localidades de Barrocas

94
A deputada Neusa Cadore (PT) encaminhou, através da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito, solicitando a implantação de telefonia celular, por meio do Programa Fala Bahia, nas localidades de São Miguel do Ouricuri, Lagoa da Cruz, Tanque Bonito e Lagoa do Velho, no município de Barrocas. De acordo com a parlamentar, a proposição atende a pedido da vereadora Maria Lucenir e da população da cidade.
“No contexto globalizado em que vivemos, atualmente, o telefone celular é a principal ferramenta de comunicação, possibilitando o desenvolvimento e inclusão social, a integração das pessoas em qualquer lugar do mundo. Entretanto, muitas regiões da Bahia, ainda vivenciam uma realidade de completo isolamento comunicacional, como ocorre na localidade acima mencionada pertencente ao município de Barrocas”, explicou Cadore.
Ela argumenta que os povoados de São Miguel do Ouricuri, Lagoa da Cruz, Tanque Bonito, Lagoa do Velho, no município de Barrocas contabilizam aproximadamente 3.500 mil habitantes. “Desse modo, a referida localidade apresenta quantitativo populacional elevado, integrando a população do município de Barrocas, estimada de 15.978 habitantes, no ano de 2021, segundo o IBGE”, escreveu a petista, na proposição.
A legisladora esclarece que a medida não depende apenas dos esforços do governo, sendo necessário, também, a participação e disposição das operadoras de telefonia. “Todavia o pleito se mostra legítimo, pois a população da localidade apontada já espera, há muito tempo, pela possibilidade de utilizar essa importante ferramenta de comunicação, com vistas à integração social, ao consequente crescimento socioeconômico e à inclusão social”.
A implementação de uma abrangente Política Nacional de Telecomunicações deve, segundo Cadore, “ser tratada de maneira urgente, integrada e responsável, com alcance para todos”. Ela conclui o documento afirmando que a medida “se configura de extrema importância para o desenvolvimento, a inclusão social, o bem-estar e a melhoria da qualidade vida dos cidadãos”.
Diário Oficial da Alba