Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa e endereçada ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a deputada Neusa Cadore (PT) sugeriu a recuperação de pavimentação asfáltica da BA-396, no trecho que liga Itapicuru a Rio Real. A via de acesso em questão possui extensão de 42 km², ligando diversas cidades pertencentes à mesorregião do Nordeste da Bahia
No documento, Neusa destacou a economia de ambos os municípios, que têm como base o setor de serviços e comércio, a pecuária e a agricultura, sendo Rio Real um dos maiores produtores do Estado na citricultura, baseada na produção de laranja, e Itapicuru, cidade histórica que possui o Balneário Termal de Itapicuru, com potencial para a exploração turística. “A recuperação da pavimentação asfáltica atenderá a demanda das duas cidades e beneficiará também o estado, favorecendo o escoamento de toda produção regional, impactando na arrecadação de impostos, a criação de emprego e renda e desenvolvimento econômico”, argumentou.
Segundo a parlamentar, a situação precária da via se agrava, principalmente, nos períodos chuvosos, em virtude dos buracos e lama, impossibilitando o tráfego no trecho em questão. “Além disso, é considerável o fluxo de pessoas que se deslocam diariamente, para trabalhar ou acessar serviços básicos e essenciais que estão disponíveis na sede do município, a exemplo de bancos, correios, farmácias, consultas médicas, etc”, pontuou.
Cadore ratificou a necessidade do investimento indicado para a melhoria do acesso entre as cidades e as comunidades rurais que ficam às margens da BA, “assegurando o permanente escoamento da produção agrícola, aos serviços de comercialização e o transporte seguro aos moradores”.
Ascom Neusa Cadore