A Bahia ultrapassou a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (19), quando a campanha de vacinação completou três meses. Estas afirmações foram feitas pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, durante a edição do Minuto da Democracia desta semana. O programa foi mediado pelo líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, deputado Osni Cardoso, e contou com a participação dos deputados Bira Corôa, Jacó e Zé Raimundo, e das deputadas Neusa Cadore e Maria del Carmen.
“Mesmo com a dinâmica exaustiva e todo o desafio que está sendo imposto por essa pandemia, o governador Rui Costa e o secretário Fábio Vilas-Boas têm dedicado todos os esforços para vacinar todo o povo da Bahia e salvar a nossa gente. Atingimos um volume vitorioso com mais de 2 milhões de baianos já vacinados com a primeira dose, e a luta continua no combate a guerra desse inimigo invisível que é o coronavírus”, afirmou o deputado Osni Cardoso.
Ao iniciar sua fala, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, agradeceu a Bancada do PT na Alba pela oportunidade de participar do Minuto da Democracia, e explicou que o processo de imunização na Bahia teve início em junho do ano passado, quando o Estado se tornou um dos principais centros de testagem de vacinas contra a Covid-19 no país. “Muito antes de existir vacina no mundo, nós já vínhamos mantendo contato com os desenvolvedores que haviam em todos os países. Ainda no mês de maio, quando começaram os testes da vacina da Pfizer aqui na Bahia, no Hospital Irmã Dulce, nós oferecemos todo o apoio financeiro do Governo do Estado para que o processo de inclusão de pacientes fosse acelerado. Procuramos os fabricantes chineses e russos, oferecendo também apoio para que fossem montados centros de pesquisa aqui na Bahia”, lembrou Vilas-Boas.
O secretário acrescentou que, ainda no ano passado, no mês de agosto, o governo baiano assinou acordo com a Rússia para realizar testes com a Sputnik V, permitindo à Bahia acesso a dados científicos relativos à produção da vacina e um pré-contrato para a aquisição de 50 milhões de doses do imunizante. “Em dezembro de 2020 as primeiras vacinas começaram a ser aprovadas no mundo e, em janeiro deste ano, através do Butantan, a CoronaVac foi disponibilizada para a aplicação no Brasil. Em fevereiro começamos a nossa vacinação aqui na Bahia, sempre com uma quantidade de doses inferior à necessidade, mas com a logística de distribuição e aplicação já garantidas. Digo isso porque em um determinado momento, no Brasil, não haviam seringas nem agulhas para a aplicação, e aqui na Bahia nós tínhamos. Adquirimos de forma previdente, transferimos para os nossos almoxarifados e estocamos. Nenhum baiano correu o risco, em nenhum momento, de deixar de receber a vacina por falta de seringa e agulha”, relatou chefe da pasta da Saúde.
Fábio Vilas-Boas ressaltou também os 30 ultracongeladores adquiridos pelo Governo do Estado para armazenar a vacina da Pfizer, que necessita de temperaturas baixíssimas. O secretário explicou que os freezers foram distribuídos em nove cidades polo, realidade bem diferente de outros estados que concentram a infraestrutura apenas na capital, impossibilitando a imunização no interior em virtude de não terem equipamentos que chegam a temperaturas de até -86°C.
“Agora que chegarão 1 milhão de doses da Pfizer, vamos poder distribuir nas nove macrorregiões da Bahia também essa vacina. O governador Rui Costa nos deu todo apoio, sobretudo logístico, e nós temos feito dessa forma: montamos um centro de distribuição dentro do Graer, no próprio aeroporto, onde temos salas refrigeradas para fracionar e dividir as caixas, e de lá mesmo, dentro de quatro horas do momento que a vacina pisa no solo baiano, as doses saem para todo o Estado através de aeronaves e caminhonetes. É um processo extremamente rápido. Dentro de 12 horas, no máximo, todas as cidades já estão em posse das vacinas”, disse.
O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos até o próximo mês de maio. No último dia 10 de abril, a Bahia totalizou 1.289.800 doses de vacinas recebidas, entre CoronaVac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa. Com um percentual de 92,8 de primeiras doses aplicadas e 54,7% de segundas doses, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.
O Minuto da Democracia é um programa semanal da bancada petista na Assembleia Legislativa da Bahia, e acontece toda segunda-feira, às 18h, diretamente do perfil do PT na Alba no Facebook. Se você não conseguiu assistir ao programa desta semana, basta clicar no vídeo abaixo.
ASCOM PT na Alba