O Minuto da Democracia desta semana recebeu a presidente da Central Única dos Trabalhadores Bahia, Maria Madalena Firmo, popularmente conhecida como Leninha. O bate-papo foi mediado pelo líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Osni Cardoso, e contou com a participação das deputadas estaduais Fátima Nunes e Maria del Carmen. Na pauta, as perdas trabalhistas diante das reformas do Governo Federal e a situação do trabalhador com o caos político, econômico e social do Brasil.
“Leninha é uma dessas grandes mulheres de nosso Estado. Já foi vereadora no município de Valente e hoje está em uma grande tarefa à frente da Presidência da CUT Bahia, um dos maiores quadros de enfrentamento a todo esse momento que o nosso país atravessa. Leninha é filha de Serrinha, do povoado de Subaé, e ela está hoje em nosso programa porque é de luta e defende o povo onde quer que ela esteja”, afirmou Osni Cardoso ao iniciar a transmissão.
Ao contextualizar a atual conjuntura, o deputado destacou o estudo divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, onde mostra que quase 20 milhões dos brasileiros estão passando fome, vivendo em miséria absoluta, e quase 117 milhões não se alimentam como deveriam, com qualidade e em quantidade suficiente. “Esse é o quadro que nós estamos enfrentando hoje. O país com esse desgoverno que legitima uma política negacionista e não faz o enfrentamento da pandemia, e tampouco se preocupa em colocar comida na mesa das pessoas”, acrescentou Osni.
Para Leninha, presidente da CUT Bahia, o desprezo à pandemia e a omissão por vacina se somam a possíveis crimes de responsabilidade do presidente da República, Jair Bolsonaro. Leninha afirmou que os novos recordes de mortes e de contaminados pelo coronavírus no país é de total responsabilidade do Chefe do Executivo. “Os mais de 330 mil óbitos precisam ser colocados na conta de Bolsonaro, pela irresponsabilidade dele. Enquanto os outros países já estão saindo da pandemia, nós estamos aqui mergulhados no pior momento dessa crise. O Brasil vive um verdadeiro apocalipse e aqui na Bahia, se não fosse a atuação responsável do governador Rui Costa, estaríamos ainda pior”, destacou a dirigente.
Segundo Leninha, a CUT Bahia defende a adoção de medidas imediatas que garantam o direito à vida e a superação da pandemia, bem como a intensificação das agendas de protestos e manifestações contra o Governo Federal, incluindo o afastamento imediato do atual presidente. “Estamos realizando muitas ações para reforçar a luta pelo ‘Fora Bolsonaro’ e pela ‘Impeachment Já’. Não podemos mais conviver com um presidente genocida que comemora cada vez que morre mil, duas mil ou três mil pessoas. É como se morresse e diminuísse o gasto que, em tese, o Brasil teria com políticas públicas. Essa nossa realidade é muito triste e lamentável”, criticou.
O Minuto da Democracia é um programa semanal da bancada petista na Assembleia Legislativa da Bahia, e acontece toda segunda-feira, às 18h, diretamente do perfil do PT na Alba no Facebook. Se você não conseguiu assistir ao programa desta semana, basta acessar o vídeo abaixo e assistir ao programa na íntegra.
ASCOM PT na Alba