O deputado Marcelino Galo Lula (PT) propôs, por meio de projeto de resolução, na Assembleia Legislativa, a concessão do Título de Cidadã Baiana à doutora e professora Larissa Mies Bombardi.
Na proposição, o petista ressaltou a formação acadêmica de Larissa – graduada, mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e pós doutorada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2015, e destacou entre, suas obras, o livro “O Bairro Reforma Agrária e o Processo de Territorialização Camponesa”, pela Editora Annablume, em 2004.
Nos últimos cinco anos, segundo Galo, a homenageada tem se dedicado ao estudo do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira e sua conexão com a mundialização do capital. Imersa no tema, Larissa Mies Bombardi publicou o “Pequeno Ensaio Cartográfico sobre o Uso de Agrotóxicos no Brasil”, em 2016, e, pós-doutorada pela Universidade de Strathclyde, na Escócia, com Bolsa de Pesquisa no Exterior financiada pela Fapesp, desenvolveu o projeto de pesquisa ‘Brasil e União Europeia- a agricultura mundializada e a dialética do uso de agrotóxicos: diferenças, restrições e impactos das commodities brasileiras no mercado europeu’.
Como resultado do Pós-Doutorado, Larissa Bombardi publicou, em 2017, o Atlas “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”.
Diário Oficial da Alba