A criação de um curso de graduação em Agroecologia, no Campus IV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Jacobina, foi solicitada pelo deputado Marcelino Galo (PT), em indicação protocolada na Casa Legislativa. Atualmente, a instituição ministra o curso em questão somente no município de Conceição do Coité.
No documento, o parlamentar ressaltou o papel da Agroecologia na promoção do manejo ecológico dos recursos naturais, por meio de formas de ação social coletiva, que apresentem alternativas à atual crise de modernidade, com propostas de desenvolvimento participativo.
O objetivo, segundo Galo, é fazer de Jacobina mais um polo formador de profissionais qualificados, que assegurem a autonomia técnica e intelectual, nas áreas dos assentamentos e territórios rurais. “Estima-se que com o curso, o aluno se tornará apto a atuar na produção agrária de forma a reduzir a utilização de recursos naturais e os impactos ao meio ambiente, além de diminuir a concentração das riquezas oriundas do setor agrícola”, informou.
O petista considerou a importância do curso para o fortalecimento do campo, como “território de vida”, considerando as dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais e éticas no estado. “Também se constitui em uma ação com um largo significado na promoção da justiça social no campo, através da democratização do acesso à educação superior”, concluiu.
Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia