As ameaças à presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Jacobina, Mariana Matos de Oliveira, levaram o deputado Marcelino Galo Lula (PT) a apresentar uma moção na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). De acordo com o parlamentar, recentemente ela foi vítima de mensagens que circularam no whatsapp com conteúdos ameaçadores que apontam para uma suposta tentativa de tirarem a sua vida.
“Os ataques dirigidos a Mariana do PT de Jacobina representam um verdadeiro acinte a todas as mulheres, sobretudo as que ousaram desbravar os espaços de poder, tradicionalmente submissos ao sistema patriarcal”, afirmou Marcelino.
Para ele, o caso se configura como uma ocorrência criminosa que deve ser apurada e severamente punida de forma “a se combater com vigor todas as práticas condenáveis que representam o sentimento nefasto do machismo e todas as outras formas de agressão e de crimes contra a figura de uma mulher de luta e de coragem”.
No documento, Marcelino conta que Mariana Matos fez parte do Movimento de Mulheres do município, é dentista por formação e possui experiência em gestão de saúde pública. Dona de uma larga trajetória política, ela também foi candidata a prefeita de Jacobina nas eleições municipais ocorridas em 2020.
O parlamentar petista disse ainda que acontecimentos desta natureza causam profunda preocupação para todos e todas que lutam pela construção da igualdade de gênero. “Por isso, não nos calaremos diante das ameaças e ataques sofridos. Nesse sentido, reforço a necessidade de apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização dos possíveis autores para que a justiça possa se cumprir”, concluiu.
Diário Oficial da Alba