“Mais lésbicas no poder” é tema de audiência inédita na Assembleia Legislativa da Bahia

145

A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia realiza na próxima terça-feira (27), às 9h, na Sala Herculano Menezes, a audiência pública “Mais Lésbicas no Poder”. Inédito, o evento é alusivo ao Dia da Visibilidade Lésbica (29 de agosto) e vai reunir ativistas e militantes da causa LGBT.

De acordo com a pró-reitora de Ações Afirmativas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Amelia Maraux, o Dia da Visibilidade Lésbica é uma data que reconhece a luta das mulheres que denunciam a lesbofobia e todas as formas de violência.

E, diante do avanço do conservadorismo e do fascismo, é também um chamado à discussão sobre a mobilização de negras, lésbicas e bissexuais em direção a espaços de poder. As eleições 2020, vale lembrar, estão logo ali.

Segundo Maraux, o debate sobre a visibilidade lésbica dentro do Parlamento baiano está sendo possível graças ao apoio de assessorias e mandatos de esquerda e centro-esquerda aliados na luta pela diversidade, a exemplo do deputado estadual Jacó (PT).

Passo importante para esse novo momento foi dado em junho, com a aprovação por unanimidade, do Fórum Permanente de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Alba, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, presidida pela deputada estadual Neusa Cadore (PT).

Assessoria de Comunicação do Deputado Jacó