As fortes chuvas que acometem a capital baiana têm tirado o sono de moradores do complexo do Nordeste de Amaralina, mais precisamente da comunidade de Santa Cruz, que estão em área considerada de risco para deslizamentos de terra e desabamentos. Segundo denúncias de populares, uma casa condenada ameaça cair sobre outras. O local foi isolado parcialmente apenas por uma lona e a população tem sido obrigada a evacuar de seus imóveis e contar com a solidariedade de vizinhos e familiares para se abrigarem.
Em atendimento aos anseios da comunidade, o mandato do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) protocolou, junto à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a construção de contenção de encosta no local, na Rua Caio Pedreira. A equipe técnica do órgão aguarda autorização para vistoriar a área.
“Recebemos a solicitação, nos sensibilizamos e corremos para levar ao poder público essa situação. Sempre que tivermos oportunidade, faremos isso, porque é um compromisso nosso”, declarou o assessor jurídico do mandato e liderança no bairro, Rodrigo Coelho, que destacou ainda a importância do portal de notícias Nordest Eu Sou, que deu visibilidade a este e outros problemas sociais da comunidade.
Vale ressaltar que o programa de contenção de encostas do Governo do Estado, executado pela Conder, é o maior da história da Bahia e contempla 154 intervenções físicas. Desse total, 107 já foram concluídas e 34 estão em andamento. O investimento total é de R$ 316 milhões.
Ascom Liderança da Maioria | Dep. estadual Rosemberg Pinto (PT)