O deputado Jacó Lula da Silva (PT) protocolou indicação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa endereçada ao Governo da Bahia solicitando a instalação de placa com sinalização “Velho Casarão”, considerada a casa mais antiga de Salvador, localizada na Ponta de Humaitá, no bairro de Monte Serrat.
O deputado utiliza como argumento entrevista concedida pelo professor e historiador Adson Brito ao Portal Metro 1 e o Programa Metrópole Turismo.
Segundo informações do professor e historiador Adson Brito, são exatos 402 anos de história. “O lugar já funcionou como mercado de escravos. Hoje, é um boteco e não recebe qualquer manutenção ou atenção especial do Poder Público”, disse.
De acordo com o professor, o status de ‘casa mais antiga da cidade’ dado ao casarão está registrado no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia “É tão simples sinalizar. Porque as pessoas vão saber, vão se apropriar, passar a ter mais respeito pelos espaços. Que os poderes públicos tenham um outro olhar por aquela região”, pediu o professor durante entrevista ao Portal Metro1.
Diário Oficial da Alba