Jacó acusa oposição de “querer tirar o foco” sobre projeto do governo para a educação

101

O deputado Jacó (PT) afirmou na noite desta sexta-feira (13) que a oposição está querendo “tirar o foco” ou “passar uma informação que não condiz com a realidade perante a opinião pública” no que se refere à Portaria 770, lançada esta semana pela Secretaria de Educação do Estado. “Não tem privatização de escolas, tem aperfeiçoamento do trabalho para melhorar a gestão escolar e a qualidade do ensino. A ideia é liberar o corpo docente para cuidar dos alunos, e quem vai cuidar de burocracia, água, luz, telha quebrada e banheiro entupido será o pessoal contratado pela OS (organização social). Isso é um avanço e tem todo o nosso apoio”.

O texto da Portaria 770, assinado pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e publicado no último dia 9 no Diário Oficial, torna público o interesse do Estado em publicizar as atividades/serviços de suporte administrativo e operacional no âmbito das unidades escolares de quatro municípios da Bahia: Salvador, Alagoinhas, Ilhéus e Itabuna.

O governador Rui Costa disse que o projeto das organizações sociais aplicada à gestão escolar já existe em toda a rede pública da Paraíba, mas que preferiu, inicialmente, testar o modelo em quatro localidades da Bahia, o que vai totalizar 120 unidades escolares. “É gestão só da administração. Não terá interferência nenhuma no processo de educação nem no sistema pedagógico. Queremos os professores no que é atividade fim da escola, que é aprendizagem”.

ASCOM Jacó