Galo quer homenagear médico com nome de colégio em Ituaçu

213

O deputado Marcelino Galo Lula (PT) quer fazer uma homenagem póstuma ao médico Aderbal de Santana Barbosa dando seu nome ao novo colégio estadual em construção na cidade de Ituaçu. Em indicação encaminhada ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, o parlamentar contou que o médico exerceu forte liderança na cidade, embora não tenha ocupado nenhum cargo político.

Marcelino relatou ainda que o Dr. Aderbal, após concluir a Faculdade de Medicina da Bahia em 1952, fez opção pelo município de Ituaçu, apesar de inúmeras propostas para exercer a profissão na capital baiana.

“Sempre participativo, contribuiu com uma série de decisões importantes para a cidade e cumpriu com papel agregador fundamental para o desenvolvimento do município”, acrescentou o petista na indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

De acordo com ele, após quatro anos de trabalhos no município, o médico iniciou uma luta em prol da implantação do Ginásio de Ituaçu, o que conseguiu realizar em 1960 com apoio da prefeitura municipal, governo do Estado da Bahia e toda sociedade.

“A iniciativa abriu as portas da educação para todos os ituaçuenses oportunizando a democratização do ensino através do livre acesso e apoio aos mais carentes com concessão de bolsas e outras políticas que garantiam acesso e permanência”, observou o deputado, no documento.

Marcelino contou ainda que a inauguração do Ginásio de ltuaçu ocorreu no dia 18 de fevereiro de 1960 e esse acontecimento histórico teve como figura central o Dr. Aderbal de Santana Barbosa.

“Foram as suas ideias que ganharam corpo junto a um grupo expressivo, pessoas comuns e autoridades locais, e sob sua liderança, surgiu a Associação Amigos de ltuaçu, criada oficialmente no dia 3 de abril de 1957. Esta Associação tinha, por fim, especial manter o Ginásio, neste momento sendo idealizado”, explicou.

Na avaliação de Marcelino, a fundação do Ginásio de ltuaçu, que posteriormente se transformou no Colégio Normal de Ituaçu em 1965, representou a abertura de novas perspectivas de formação para a comunidade local, assim como para os municípios de Tanhaçu, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, entre outros, que como ltuaçu, só tinham escolas elementares. “Ademais, pode-se considerar que a cidade viveu a partir desta experiência um nítido desenvolvimento sociocultural e educacional”.

Diário Oficial da Alba