Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia promove audiência sobre “Revisão da Formação do Parque Nacional Boqueirão da Onça”

250

A Comissão de Associações e Cooperativas do Interior do Município de Sento Sé e as Frentes Parlamentares Ambientalistas da Bahia e da Câmara Federal realizam, na próxima quarta-feira (06), às 15h, na Câmara de Vereadores de Sento Sé, a audiência pública “Revisão da Formação do Parque Nacional Boqueirão da Onça”. Durante a audiência, será discutida a desobservância da lei no ato da criação das Unidades de Conservação do Parna; a falta de diagnóstico e zoneamento; a exclusão dos municípios nos processos de criação, regulamentação e implantação; a educação ambiental que vem sendo executada; a exclusão das comunidades e desapropriação indébita, entre outros tópicos.

O parque, que abrange os municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Umburana, Sobradinho e Sento Sé, às margens do rio São Francisco, guarda a maior população de onças-pintadas da Caatinga. Bem como, possui a maior concentração de sítios arqueológicos do Brasil, totalizando cerca de três mil pontos. Considerada como uma das áreas prioritárias para conservação da Caatinga, a região do Boqueirão da Onça corresponde a um dos maiores remanescentes do bioma, representando um importante abrigo e zona de reprodução para diversas espécies da fauna e flora da região.

A audiência será transmitida no canal no YouTube do deputado Marcelino Galo.

Ascom Marcelino Galo