A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) lançará nesta sexta-feira, 04, a Frente Parlamentar Mista Ambientalista e em Defesa Territórios dos Povos e Comunidades Tradicionais, sob a liderança da deputada estadual Neusa Cadore (PT). A atividade será realizada no auditório Jornalista Jorge Calmon, Anexo Jutahy Magalhães, às 09h, com a presença de representações de movimentos ambientalistas, povos e comunidades tradicionais, representantes do Governo do Estado e do Governo Federal.
Atuante há 12 anos, a Frente é um espaço articulado por parlamentares, organizações ambientalistas e movimentos da sociedade civil. Em 2023, o coletivo incorpora na pauta a defesa dos territórios de povos e comunidades tradicionais com o objetivo de fortalecer a agenda da proteção ambiental e garantia dos direitos das populações, do bem viver e do desenvolvimento sustentável.
“A Frente é um grande instrumento de luta na defesa do meio ambiente, dos territórios, dos agricultores familiares, dos povos e comunidades tradicionais que sofrem múltiplos riscos e ameaças. É essencial o engajamento de toda a sociedade para discutir e avançar em ações concretas de promoção da justiça social, principalmente agora que o nosso país retoma o protagonismo dessa pauta no mundo e o Governo da Bahia se compromete com esses segmentos”, afirma a deputada Neusa Cadore.
Relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de 2022, revelou um grande aumento de violência no campo com o registro de 47 assassinatos, 206 ameaças de morte e 123 tentativas de assassinato que afetam, principalmente, famílias em situação de despejo, mulheres, crianças e adolescentes. A Frente visa acompanhar a pauta legislativa e reforçar mecanismos para enfrentamento desses desafios e combate às violações dos direitos humanos.
ASCOM Neusa Cadore