A deputada Fátima Nunes Lula(PT) quer que o governo crie, através da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desembahia), uma linha de crédito especial para a instalação de lojas de produtos da agricultura familiar em shopping centers e centros empresariais do estado. Ela também pediu, em indicação endereçada ao governador Rui Costa, que seja concedida isenção de impostos, por um período de dez anos, para os lojistas que comprarem diretamente com os agricultores familiares.
Ao justificar os pedidos, Nunes argumentou que a agricultura familiar é um seguimento econômico importante para a Bahia, “pois é ela que garante o sustento de grande parte dos baianos com alimentos altamente saudáveis”. A legisladora disse ainda que esse modelo “garante práticas ambientais mais sustentáveis”, devido à produção em níveis menores, sem necessidade do uso de produtos químicos que comumente são usados em produções de larga escala.
A indicação, segundo a petista, visa proporcionar a disponibilização de produtos de qualidade, sem agrotóxico, com boa procedência, tanto nos gêneros alimentícios quanto artesanais, fortalecendo economicamente os agricultores, fomentando a geração de empregos diretos e indiretos “através da isenção de impostos por um período de dez anos para os lojistas que adquirirem os produtos diretamente com os agricultores”.
A deputada aproveitou a oportunidade para parabenizar a 12ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece neste mês de dezembro no Parque Costa Azul, em Salvador.
Diário Oficial da Alba