A implantação de centros de referência estadual para assistência à mulher gestante nos territórios de identidade da Bahia foi solicitada pela líder do PT na Alba, deputada Fátima Nunes, ao governador Jerônimo Rodrigues. Na indicação, encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a parlamentar pede que o chefe do Executivo estadual acione a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia com esse objetivo.
“A gestação é um período, na vida da mulher, bastante delicado, que requer um cuidado especial, buscando preservar a saúde da mãe e do bebê. Por isso, é de suma importância a criação de um local voltado para o atendimento de mulheres durante toda a gestação até o momento do parto, proporcionando a essa gestante conforto e segurança nesta fase tão importante de sua vida”, explicou Fátima Nunes.
A petista argumenta que municípios do interior não dispõem de um atendimento voltado para gestantes com gravidez de risco e que, por isso, esses municípios precisam transferir com urgência essas pacientes para a capital baiana, colocando em risco a vida da mãe e do filho, além de superlotarem os hospitais.
“Neste sentido, faz se necessário a implantação, com urgência, destes centros de referência, com foco nos atendimentos a mulheres com gravidez de risco, para que elas tenham um acompanhamento adequado durante a sua gestação e um suporte rápido, seguro e eficaz no momento do parto, ainda que esta paciente necessite ser transferida para a capital”, escreveu a legisladora.
Segundo Fátima Nunes, “o centro de referência deverá ter capacidade para atender aos municípios que compõem cada território de identidade, que deverá disponibilizar de uma estrutura física que garanta conforto e segurança às gestantes e uma equipe multiprofissional, com médicos obstetras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, garantindo assim uma gravidez e um parto seguro para mãe e filho”.
Diário Oficial da Alba