Euclides propõe homenagem para o secretário de Meio Ambiente

21

O deputado Euclides Fernandes (PT) pretende conceder a Comenda 2 de Julho a Eduardo Mendonça Sodré Martins, em reconhecimento a sua trajetória e contribuição para as questões ambientais da Bahia. Nesse sentido, o petista apresentou um projeto de resolução, na Assembleia Legislativa, para homenagear o atual secretário estadual do Meio Ambiente com a mais alta honraria do Parlamento baiano, “medalha entregue àqueles que, com trabalho exemplar e dedicação, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento e o progresso do Estado da Bahia”.

O secretário Eduardo Mendonça Sodré Martins, escreve o legislador, tem se destacado na liderança de iniciativas transformadoras que buscam aliar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental. “Sua atuação à frente da pasta, nos últimos dois anos, reflete não apenas sua vasta experiência técnica, mas também seu compromisso com a sustentabilidade, a biodiversidade e a segurança jurídica no setor ambiental”, destacou o autor da proposição.

Advogado especializado em Direito e Legislação Ambiental, Eduardo Mendonça Sodré Martins possui mais de 10 anos de experiência na área. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pós-graduado em Direito e Legislação Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), também atuou como membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 2011 e 2018. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada pela busca de soluções estratégicas para questões ligadas ao Direito Ambiental, promovendo o alinhamento entre práticas de desenvolvimento sustentável e a segurança jurídica.

De acordo com o parlamentar, atualmente, como professor universitário da UCSal, onde leciona disciplinas como Direito Ambiental e Urbanístico, além de Direitos Humanos e Ambientais, o gestor Eduardo Sodré “continua a formar e inspirar futuros profissionais comprometidos com a preservação ambiental e a justiça social”. O deputado acrescenta que, durante sua gestão na Secretaria de Meio Ambiente, Eduardo Sodré implementou políticas públicas inovadoras, fomentando a recuperação de áreas degradadas, a preservação da biodiversidade e a educação ambiental, fortalecendo a posição da Bahia como referência nacional em gestão ambiental sustentável.

“Por sua trajetória profissional e pelas ações de impacto realizadas enquanto secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins faz jus ao recebimento da Comenda 2 de Julho, como reconhecimento pelo trabalho exemplar e sua contribuição inestimável ao futuro sustentável do Estado da Bahia”, finalizou Euclides Fernandes.

Agência ALBA