O deputado Euclides Fernandes (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para que o colégio estadual que será inaugurado em Maracás se chame Colégio Estadual Iracy Marlene da Hora Passos. A escola, que funcionará em regime de tempo integral, terá sua sede na Avenida Brasília, S/N.
A iniciativa de Euclides tem como objetivo homenagear a ilustre educadora Iracy Marlene da Hora Passos, nascida em Jaguaquara, Bahia, em 15 de setembro de 1948. “Filha de Otaviano da Hora e Ruth Moraes, Iracy Marlene dedicou quatro décadas de sua vida à educação no município de Maracás, deixando um legado de compromisso, dedicação e amor pelo ensino”, contou o deputado, ao justificar a proposta.
Após formar-se no Colégio Taylor Egídio, Iracy Marlene mudou-se para Maracás em 1970, onde iniciou sua carreira como professora regente no Grupo Escolar Gonçalves Dias e no Grupo Escolar Coronel Marcionílio Souza. Ao longo dos anos, assumiu diversas funções na área educacional, incluindo a coordenação de escolas estaduais e a direção do Colégio Normal Municipal de Maracás.
“Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a qualidade da educação, evidenciado pela sua rigidez, responsabilidade e amor ao que fazia”, observou Euclides Fernandes, no documento. “Marlene, como era carinhosamente conhecida, conquistou uma legião de admiradores, incluindo colegas de profissão, gestores municipais, alunos, pais e toda a comunidade local”, acrescentou.
O Colégio Estadual Iracy Marlene da Hora Passos, segundo Euclides, será uma instituição dedicada ao ensino de excelência, “honrando o legado deixado por essa importante figura da educação em Maracás”, que faleceu em 11 de julho de 2022.
Diário Oficial da Alba