Euclides Fernandes é agraciado com Título de Cidadão Baiano

340

Em uma concorrida solenidade realizada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) no Plenário da Câmara de Jequié, o deputado Euclides Fernandes (PT) foi homenageado com o Título de Cidadão Baiano. A honraria foi proposta no Parlamento baiano em 2015 pelo então deputado Marcelo Nilo. A sessão especial, conduzida pelo vice-presidente da ALBA, deputado Zé Raimundo (PT), também foi marcada pela entrega da Comenda 2 de Julho a João Henrique Rebouças da Cruz, major da Polícia Militar (PMBA) e diretor do Conjunto Penal de Jequié, sugerida na ALBA por Euclides Fernandes.

Natural de Riacho Santana, município do estado do Rio Grande do Norte, Euclides Fernandes escolheu Jequié, no sudoeste baiano, para viver. Na cidade, estudou o secundário na Escola Técnica do Comércio de Jequié e formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Posteriormente, fez especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Católica de Salvador (UCSal).

Nas terras jequieenses, atuou nas funções de advogado, professor, jornalista e empresário. Na política, foi vereador por sete vezes em Jequié, onde foi presidente da Câmara por três mandatos. No município, exerceu a função de secretário da Educação, entre 1982 e 1986. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez para o período de 2007/2011. Atualmente, já se encontra no quinto mandato eletivo na ALBA.

A proposição que outorga o Título de Cidadão Baiano ao parlamentar foi protocolada em 2015 pela Mesa Diretora, na gestão do então presidente Marcelo Nilo. Cercado de amigos e apoiadores, Fernandes externou a alegria em ter a cidadania baiana formalizada. “Eu cheguei aqui em 1976, desde então dediquei a minha vida à essa terra, onde fui vereador, presidente do Legislativo e secretário municipal. Hoje eu tenho a satisfação, a alegria de receber esse reconhecimento, que foi aprovado na Assembleia Legislativa por unanimidade”, assinalou o mais novo cidadão baiano.

Presente ao evento e com direito à cadeira na mesa de honra, o ex-presidente da ALBA, Marcelo Nilo, explicou o motivo de ter proposto o título de cidadania ao então colega de Parlamento. “Eu fui deputado estadual durante vinte e oito anos e convivi com cerca de 400 deputados, e esse foi o único deputado para quem eu sugeri um Título de Cidadão Baiano. Euclides foi um dos melhores amigos que eu construí na vida política. É homem sério, de palavra, parceiro, companheiro e determinado. Ele recebe esse título por merecimento”, enfatizou.

Representando o presidente Adolfo Menezes, o deputado Zé Raimundo classificou como justa a homenagem feita a Euclides Fernandes, levando em consideração o trabalho, a história e o compromisso com o povo da Bahia. “Na verdade, já era um baiano, só faltava essa honraria simbólica. Digo isso porque ele já é um grande baiano que trabalha por todo o sudoeste e também por todo o estado”, lembrou.

O deputado Hassan (PP) também prestigiou a solenidade que homenageou Euclides Fernandes. Ex-secretário municipal e ex-prefeito interino de Jequié, o parlamentar elogiou a iniciativa que culminou na outorga do título a Fernandes. “É uma homenagem merecida para alguém que já está na política há bastante tempo. Eu brinco com ele, digo que por ser professor, a gente tem muito o que aprender. Fico feliz que esse momento tenha acontecido aqui na Casa de Leis, o que só enobrece a nossa terra e mostra que Jequié é uma cidade importante”, externou.

Prefeito de Jequié, o ex-deputado Zé Cocá enalteceu a realização da sessão especial no plenário da Câmara do seu município. “É um prazer enorme receber a Assembleia Legislativa aqui. Eu tenho o prazer de dizer que fiz parte dessa Casa, uma instituição que busca sempre o diálogo. Essa ida nos municípios, com certeza, reforça a importância do Parlamento para o povo baiano”, afirmou o gestor.

HOMENAGEM AO MAJOR

A solenidade foi duplamente especial para o major da Polícia Militar, João Henrique Rebouças da Cruz. Além de receber a Comenda 2 de Julho das mãos do deputado Euclides Fernandes, ele foi agraciado com o Título de Cidadão Jequieense, proposto pelo vereador Ramon Fernandes.

Ao justificar a concessão da mais alta honraria da ALBA ao major, Euclides Fernandes disse que a homenagem é um reconhecimento pelo incansável trabalho exercido como oficial da Polícia Militar durante os últimos anos, mas destacou ainda a atuação no comando do Conjunto Penal de Jequié e na chefia da Seção de Suporte Operacional do 19º Batalhão no mesmo município.

O major João Henrique é bacharel em Direito, especialização em Segurança Pública, em Gestão Pública e Gestão de Projetos. Em sua trajetória na PMBA, foi comandante de pelotão e chefe da Unidade de Planejamento Operacional na 53ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Mata de São João; subcomandante da 57ª CIPM de Santo Estevão; corregedor setorial e subcomandante na 20ª CIPM de Santo Amaro; e atuou ainda no Departamento de Apoio Logístico até chegar ao 19º Batalhão da PM.

“O major João Henrique é aqui de Jequié, é baiano. A homenagem que o Estado da Bahia faz a ele, através da Assembleia Legislativa, é um reconhecimento pelo relevante serviço prestado ao povo baiano. Ele é um militar brioso e que tem, realmente, uma presença muito forte, principalmente no que diz respeito à segurança pública”, explicou o parlamentar.

O major da PM manifestou sua gratidão ao deputado Euclides Fernandes pela concessão da homenagem. “Estou muito feliz por esse momento e agradeço ao deputado por essa honraria a essa pessoa aqui, pois não sei se eu mereço tanto”, disse o homenageado, estendendo seu agradecimento ao vereador Ramon Fernandes. Em seu discurso marcado pela emoção e agradecimentos, falou da sua gestão à frente do Conjunto Penal da cidade, cargo em que ficou exatos cinco anos e 10 meses. “Foram muitos anos de desafios e aprendizados. Aqui, lembro do lema ‘tempos difíceis geram homens fortes'”, citou.

A mesa de honra da cerimônia foi composta pelos deputados estaduais Euclides Fernandes e Zé Raimundo; o major PM João Henrique Rebouças da Cruz; o ex-presidente da ALBA, Marcelo Nilo; o desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Nilson Soares Castelo Branco; o prefeito de Jequié, Zé Cocá; e o presidente da Câmara de Vereadores, Emanuel Campos Silva.

Diário Oficial da Alba