Neste quarto dia de mobilização indígena, na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Bira Corôa (PT) articulou audiência com o presidente da Alba, o deputado Adolfo Menezes; o secretário da Serin, Luiz Caetano e Jones Carvalho, representante da Secretaria da Justiça; uma comissão de caciques, cacicas e lideranças indígenas de diversas etnias do estado.
Na pauta, a retomada dos diálogos com o poder público para as demandas de Educação, referentes à gestão escolar, equiparação salarial dos docentes indígenas com os não indígenas, a lei de equiparação para adequar ao piso mínimo nacional; demandas na área de Segurança Pública; Saúde; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e outras secretarias e órgãos estaduais.
“Esta reunião foi altamente proveitosa e demonstra a real intenção do governo e compromisso em atender a proposições dos povos tradicionais, assim como a implementação de políticas públicas. Assim, acredito que amanhã, no último dia de acampamento indígena na Alba, possamos comemorar juntos as conquistas”, concluiu o parlamentar.
O petista sugeriu, por parte do estado, assegurar para ainda hoje, o diálogo sobre demandas de urgência direto com as comissões indígenas e com as secretarias e demais órgãos do Estado.
Participam do 4° Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, cerca de 30 povos, que residem em 70 territórios indígenas do estado.
ASCOM Bira Corôa