Deputada Neusa defende a expansão das ‘visitas virtuais’ para todo o estado

A deputada estadual Neusa Cadore (PT) celebrou a iniciativa  do Hospital Regional Costa do Cacau, do Governo da Bahia, que inaugurou a sua sala virtual para encontro, por vídeo chamada, entre pacientes internados e seus familiares. Devido às restrições de acesso, por causa da pandemia do novo coronavírus, o equipamento foi instalado e organizado para prevenir o risco de contágio na unidade hospitalar. A sala possui climatização adequada, móveis e instalação de todo o aparato tecnológico proporcionando conforto e acolhimento aos familiares dos pacientes nas visitas virtuais.

Desde o mês de maio, a parlamentar havia apresentado um Projeto de Lei (PL./23.872/2020) para garantir a implantação do serviço de informação virtual nas unidades hospitalares da Bahia. “Entendemos e respeitamos a necessidade dos protocolos, mas a situação gera mais angústia para a pessoa internada e familiares. A iniciativa do Hospital do Cacau, assim como o projeto de lei que apresentamos, tem a intenção de humanizar e facilitar esse contato”.

“Nosso projeto de lei ainda sugere o envio de um boletim virtual para que os familiares sejam informados de maneira adequada sobre a situação clínica do paciente”, explica a deputada Neusa que preside a Comissão de Direitos Humanos da Alba. Pela proposta, as informações devem ser enviadas, prioritariamente, em formato de áudio, via aplicativo de mensagem, para facilitar a comunicação com pessoas que tenham dificuldade de leitura. Em caso de complicação no estado do paciente, a situação ocorrida deverá ser avisada logo após a realização dos procedimentos médicos. Além disso, a causa da morte e procedimentos para a liberação do corpo também devem ser fornecidos, em caso de óbito. O PL proíbe ainda o encaminhamento ou disseminação de mensagens publicitárias para os números dos familiares ou pessoas próximas cadastradas.

Ascom da Deputada Neusa Cadore

Rolar para cima