Deputada Fátima Nunes entregará Comenda 2 de Julho ao Coronel PM Nilton Machado na Alba

222

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), promoverá na próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 10h, no Plenário Orlando Spínola, a entrega da Comenda 2 de Julho, maior honraria da Casa, para o Coronel PM Nilton Cézar Machado Espíndola. A proposta é de autoria do ex-deputado Bira Corôa, mas o ato foi requerido pela deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA), líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Entregaremos essa honrosa Comenda ao Coronel Machado com muita alegria, visto que, tem dedicado, há três décadas, prestação de serviços à sociedade baiana. Hoje, como Subcomandante Geral da Polícia Militar, oficial disciplinado e disciplinador, Cel Machado tem adquirido muita admiração e respeito dos seus subordinados e de toda comunidade. Ao lado do companheiro, ex-deputado Bira Corôa, teremos um momento de muita alegria em realizar esse grande ato no Plenário da Casa, e toda população baiana é convidada para participar”, declarou Fátima Nunes.

História – Nilton Cézar Machado Espíndola, nasceu em 24 de janeiro de 1969, na capital baiana. Filho de Norival Machado Espíndola (in memorian) e Nice Evangelista Espíndola, Cel Machado é casado com Viviane Espíndola, tem três filhas: Camila, Thayse e Amanda e, há 36 anos, presta serviço efetivo à Polícia Militar da Bahia. Aos 18 anos, iniciou sua vida na Corporação. Em 1989 passou a ser Oficial. Foi promovido a 2º Tenente PM, em 1990; 1º Ten, em 1993; Capitão, em 1999; Major, em 2008; Ten Cel, em 2014; e a Coronel, em 2019.

Coronel Machado é graduado em Filosofia, pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL/2004) e psicologia, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC/2008). É pós-graduado em Terapia Analítica Comportamental (Unijorge); em Psicologia Cognitivo Comportamental (Faculdade Ruy Barbosa) e em Neuropsicologia (Faculdade Anhanguera/2022). Possui mestrado em Ciências Políticas de Segurança e Ordem Pública (PMESP/2003) e curso de especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (CEGESP/APM/BA/2016), passando a ser 1º colocado por dedicação aos estudos e mérito intelectual.

Sua gestão sempre foi notabilizada pela sua visão ampla e futurista da Corporação sustentada em premissas como: se deve “cuidar da floresta e não somente da árvore”, – ressaltando que comandou o Policiamento Ambiental – e que “todos são importantes para o funcionamento da Corporação”, valorizando todos os integrantes da Força, conferindo-lhes a importância que merece no seu labor diário, além de olhar a Instituição como um todo, aspectos fundamentais para a boa administração de qualquer Corporação, seja ela Civil ou Militar.

Por Ascom da deputada estadual Fátima Nunes PT-BA, com apoio do Subcomando-Geral da Polícia Militar da Bahia