A deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA), entregará na próxima sexta-feira (8), a Comenda 2 de Julho à secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), dra Fabya Reis. O evento acontecerá no Plenário Orlando Spínola, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), às 10h. O título é a maior honraria da Casa legislativa.
“Dra Fabya desde jovem, iniciou sua vida pública no em movimentos sociais. Ela é uma mulher de luta, que tem realizado um excelente trabalho na Sepromi, no combate ao racismo e intolerância religiosa; políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais; prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres; áreas de promoção de autonomia das mulheres; direitos humanos; garantia de direitos e cidadania à população LGBTQIA+. Essa honraria será entregue a uma personalidade que muito fez e ainda fará por nosso povo”, declara Fátima Nunes, proponente do projeto.
*História* – Fabya Reis é natural de Itamaraju, no Extremo-Sul baiano, e iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Aos 19 anos, mudou-se para
Itabuna para assumir a Secretaria da Regional Sul do Movimento. Em 1997, foi transferida para Salvador para assumir a coordenação da Secretaria Estadual do MST, onde se integrou na organização de projetos para assentamentos e acampamentos da reforma agrária; atuou em várias frentes de organização e mobilizações dos encontros, marchas, cursos de formação, de atividade com mulheres, a exemplo do acampamento de mulheres trabalhadoras rurais em suas 12 edições; diálogos com Universidades e outros movimentos sociais.
Na formação acadêmica, graduou-se em Administração, focando nas dinâmicas das organizações da sociedade civil, associativismo e cooperativismo. Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na mesma instituição de ensino, tornou-se Doutora em Ciências Sociais, no ano de 2012, e, em 2014, concluiu o Pós-Doutorado.
Fabya Reis foi professora convidada do Programa de Pós-graduação em Gestão Social do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social, da Universidade Federal da Bahia, em 2015. No âmbito da gestão pública, passou pelas Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Políticas para as Mulheres (SPM). Em 2015 esteve à frente da Coordenação Executiva de Povos e Comunidades Tradicionais. Assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e tem trabalhado para consolidar direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais, além de fortalecer as políticas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.
Está presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) e do Conselho para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (CESPCT). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão pública, aprofundamento para as ações de combate ao racismo e intolerância religiosa; políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais; prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres; áreas de promoção de autonomia das mulheres; direitos humanos; garantia de direitos e cidadania à população LGBTQIA+.
No âmbito internacional foi conferencista na III Conferência Euroamericana de Direitos Humanos, em outubro 2021 na Universidade Coimbra – Portugal; palestrante no Seminário “Gestão de Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros”, na Universidade de Harvard (Boston – EUA), no período de 16 de novembro a 18 de dezembro de 2020; conferencista no XXIX Congresso ALAS Chile, em setembro de 2013; e bem como na Conferência Internacional de Mulheres em Estocolmo, na Suécia, em outubro 2009. Recebeu, ainda, no Estado da Bahia, as seguintes honrarias: A Medalha Zumbi dos Palmares, oferecida pela Câmara Municipal do Salvador no ano de 2017; a Medalha do Mérito Policial, oferecida pela Polícia Militar da Bahia, em abril de 2017 e 2022; Homenagem da Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Bahia, em 2018; Homenagem recebida pelo Bembé do Mercado, em 2018, em Santo Amaro da Purificação; Homenagem recebida pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas em 2019, dentre outras honrosas.
Ascom Fátima Nunes