A Bancada do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa da Bahia participou, nesta quarta-feira (08), da sabatina para indicação do secretário estadual Nelson Pelegrino para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM).
A aprovação do nome de Pelegrino ocorreu por unanimidade no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, e caso sua indicação seja aprovada pelo plenário, o petista irá ocupar a vaga aberta na Corte com a aposentadoria do conselheiro Paolo Marconi.
O líder do PT na Alba, deputado Osni Cardoso, destacou as experiências com o TCM quando esteve à frente da Prefeitura de Serrinha, em 2009, e afirmou que o órgão tinha mais um caráter punitivo do que orientador. “Escutando o companheiro Nelson Pelegrino agora, desejo que ele possa provocar naquele Tribunal algo de maneira coletiva que a gente possa dialogar para que algumas leis sejam revistas. Senti falta disso quando fui prefeito e sinto falta agora como deputado”, observou o líder petista.
Durante a sabatina, o secretário Nelson Pelegrino pontuou que está previsto na Lei Orgânica e no regimento interno do TCM que o conselheiro deve ouvir as partes. “Podem ter certeza de que as portas do gabinete estarão sempre abertas para ouvi-los e nós vamos procurar fazer justiça. Para mim a ida ao Tribunal de Contas não é uma aposentadoria, e sim uma nova etapa da minha vida pública. Acho que com a minha experiência parlamentar e executiva, posso dar uma boa contribuição e ajudar a arejar o TCM”, declarou Pelegrino.
O anúncio dos votos foi feita pelo presidente da CCJ, deputado Marcelino Galo, que considerou a reunião como positiva e parabenizou o secretário. “Tivemos um ato de extrema importância aqui, com o quórum pleno da CCJ e a oportunidade de sabatinar, de forma rigorosa, com questionamentos, o deputado Nelson Pelegrino, que se saiu muito bem e demonstrou que está muito preparado para assumir essa função a qual foi indicado pela própria Alba”, disse Marcelino.
O líder do Governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto, destacou a expectativa de que o nome de Nelson Pelegrino seja validado na sessão da próxima terça-feira (14), quando será votado em plenário. “Hoje o deputado Nelson recebeu a votação unânime da CCJ, oito votos, e eu espero e tenho convicção que também será aprovado no plenário desta Casa. Pelegrino tem um histórico muito importante de uma pessoa que tem posição política, mas que sabe conviver com as diferenças. Foi por isso que ele obteve unanimidade dos votos aqui nesta comissão”, ressaltou o líder governista.
O deputado Bira Corôa também ponderou as relações entre o Tribunal de Contas do Município e as instâncias constituídas, e destacou a trajetória política do secretário Nelson Pelegrino. “Me sinto contemplado por conhecer o valor ético de Nelson Pelegrino, a sua trajetória política e toda a sua história de vida. Não tenho dúvidas de que a sua postura diante do TCM representando esta Casa e os interesses da democracia serão de grande importância para todos nós”, ressaltou Bira.
Em um discurso emocionado, a deputada Maria del Carmen lembrou da sua chegada à Assembleia Legislativa da Bahia como deputada. “Estou muito emocionada hoje porque estou me recordando quando aqui cheguei, no meu primeiro mandato. Fui a primeira deputada mais votada da oposição aqui na Casa, e Nelson Pelegrino foi o meu condutor. Devo meus mandatos muito a história de trabalho, luta e dedicação de Pelegrino. Que agora ele possa dar a sua contribuição ao TCM de forma contundente, apesar da política brasileira ainda precisar muito de homens como Pelegrino no Congresso Nacional”, disse del Carmen.
O deputado Zé Raimundo, parabenizou o secretário Nelson Pelegrino pelas “respostas sistemáticas e carregadas de conteúdos formais e doutrinários” durante a sabatina. O parlamentar ainda destacou a trajetória dos conselheiros Zezéu Ribeiro e Zilton Rocha, ambos do Partido dos Trabalhadores, e disse que a indicação de Pelegrino ao TCM segue a mesma linha de hombridade e retidão. “Quando nós optamos pela indicação de Pelegrino, evidentemente que não foi o nosso partido, mas a Assembleia Legislativa como um todo, foi com absoluta convicção que se levou em consideração sua trajetória de vida, participação na política e, principalmente, sua capacidade de poder contribuir com o processo democrático e da vida pública. Tenho certeza que a ida de Nelson Pelegrino para o Tribunal de Contas do Município será um ganho para esta Casa”, afirmou Zé Raimundo.
Ascom PT na Alba