“Minha missão é ser feliz junto com a felicidade dos baianos”. Foi com esta afirmação que Cesira Maccarinelli Ferreira encerrou o seu emocionado discurso de agradecimento ao receber o Título de Cidadã Baiana concedido pela Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (25). A honraria, proposta pela líder do Partido dos Trabalhadores na Casa, deputada Fátima Nunes, é entregue às personalidades com notórios serviços prestados no Estado.
Em seu discurso, a petista destacou os desafios impostos pelo preconceito de gênero vivido pelas mulheres, sobretudo as pretas e pobres. “A emoção de hoje é justamente poder homenagear, nesta Casa Legislativa, uma mulher. Até a década de 90, só sentava nesta Mesa e subia a esta tribuna os graúdos. É com alegria e resgate de nossa história, que hoje concedemos a Cidadania Baiana a esta guerreira que tanto contribuiu para o nosso Estado”, afirmou Fátima.
Em viagem institucional, o governador Jerônimo Rodrigues esteve representado na solenidade pelas secretárias estaduais Adélia Pinheiro (Educação) e Elisângela Araújo (Política para Mulheres). Em vídeo, o Chefe do Executivo Baiano destacou que o Estado está novamente acolhendo Cesira por toda a sua contribuição com o desenvolvimento da Bahia. “A Assembleia Legislativa, através da deputada Fátima Nunes e em nome de todos os baianos e baianas, concede o título máximo de homenagem e de reconhecimento a Cesira Maccarinelli. Compartilho a alegria do dia de hoje em reconhecer a trajetória de Cesira e a sua dedicação com a nossa terra”, disse Jerônimo.
Nascida na Suíça, em fevereiro de 1964, Cesira Maccarinelli Ferreira, conhecida como Isa, morou na Itália e, em 1986, chegou na Bahia. Foi convidada para colaborar no trabalho da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado (FETAG), contribuindo com o primeiro avanço para o trabalhador rural na questão da aposentadoria especial e no associativismo de classe. Atuou na Central Única dos Trabalhadores (CUT) até 2006 e, no ano seguinte, foi convidada pelo então governador Jaques Wagner para integrar a equipe de governo. Em 2019, Cesira Maccarinelli passou a integrar a equipe do então secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, onde foi implantado um novo padrão de qualidade social da escola pública. Atualmente, Cesira desempenha o cargo de coordenadora do Núcleo Técnico de Agenda do governador Jerônimo Rodrigues.
Para a mais nova Cidadã Baiana, a condecoração significa o reconhecimento de um trabalho exercido com muito amor e paixão para toda a Bahia. “De certa forma, esse título faz com que eu me reconheça enquanto baiana, pois como eu sempre digo, não descobri essa terra, eu apenas retornei a Bahia como a ancestralidade poderia nos dizer” , acrescentou Cesira.
A movimentada sessão foi iniciada e encerrada com a execução dos hinos do Brasil e da Bahia, bem como apresentações culturais das atrizes Jônea França, que entoou a canção italiana Bella Ciao, símbolo da liberdade e da resistência, e Cristiane Veiga, que retratou a trajetória de vida de Cesira Maccarinelli desde a saída do seu país de origem (Itália), até a sua chegada ao Brasil. O plenário da Alba também foi tomado por apresentações de cordel pela professora Kel, do município de Tanquinho, e Jeferson Araújo e Cessé Amorim, além das apresentações musicais do Grupo Mulheres de Alagados, de Salvador, que abrilhantou a sessão com canções de Edson Gomes e Gonzaguinha, e do Grupo de Lavradores de Tanquinho, que entoou canções nordestinas como Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
Ao final da solenidade, a Fanfarra do Município de Tanquinho (Famutan) e o cantor e compositor Adson Santana, recepcionaram todos os presentes no Saguão Josaphat Marinho.
Ascom PT na Alba