Campanha PT Solidário é tema do Minuto da Democracia

229

Para se somar à mobilização nacional de enfrentamento à atual situação de dificuldades vividas pelas famílias brasileiras, a campanha PT Solidário mobilizou todo o país para arrecadar alimentos e amenizar a fome de quem mais precisa. Por isso, a edição do Minuto da Democracia desta semana recebeu a coordenadora nacional da campanha, Camila Moreno, para um bate papo com o líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Osni Cardoso. O programa também contou com a participação da deputada estadual Fátima Nunes, que preside a Comissão Especial de Promoção de Igualdade (Cepi) na Alba.

Lançada no último dia 31 de março, a campanha PT Solidário é uma ação complementar da luta do Partido dos Trabalhadores pela retomada do auxílio emergencial de R$ 600 e por empregos. “Essa é uma grande ação do nosso partido em todo o Brasil. Aqui na Bahia a gente também se movimentou para fazer essa arrecadação. Na minha cidade, em Serrinha, entregamos quase 1 tonelada de alimentos. Salvador arrecadou mais de 4 toneladas, Vitória da Conquista quase 5 toneladas, e cada um fazendo a sua parte de maneira a também dar um recado, e dizer para sociedade brasileira que o povo está passando fome e precisa de políticas públicas urgentes”, afirmou o líder do PT na Alba, deputado Osni Cardoso.

De acordo com Camila Moreno, o PT Solidário surgiu a partir de uma ideia aprovada pela direção nacional do partido, em função da atual realidade brasileira que, pela primeira vez, em 17 anos, encontra-se com mais da metade da população (116,8 milhões de pessoas) vivendo em insegurança alimentar. “Acho que todo mundo sabe da dura situação do nosso país. Estamos enfrentando um governo neofacista, ultraliberal, que mata as pessoas de fome, que mata as pessoas de covid, e estamos falando de uma situação onde mais da metade da população passou fome ou teve que diminuir a quantidade e a qualidade da sua alimentação. Quase 10% dos brasileiros estão passando fome e isso é muito grave”, avaliou.

A coordenadora nacional do PT Solidário lembrou que a mobilização do partido pela coleta de alimentos foi iniciada a partir da luta incessante contra a fome do ex-presidente Lula quando, junto a Herbert de Souza, o Betinho, criou o Ação da Cidadania, em 1993, tido como o maior movimento de solidariedade da história. “Quando ganhamos o governo essa iniciativa deu origem ao Fome Zero e, posteriormente, junto a outros programas, criou o Bolsa Família, programa revolucionário para as políticas públicas no Brasil. A partir disso a gente se organiza e, diante dessa situação que estamos vivendo, com o fim do auxílio emergencial de R$ 600, com a gravidade do desemprego no país, a gente precisava estar junto do nosso povo nessa grave situação”, acrescentou Camila.

Para a deputada Fátima Nunes, a realização da campanha PT Solidário demonstra a grandeza e o compromisso do partido com o povo brasileiro, sobretudo a população mais vulnerável. “Tenho 68 anos de idade de 40 de militância social, e quero dizer da minha alegria em fazer parte de um PT que luta por vacina, luta pela vida e para garantir a solidariedade com todos os que mais precisam”, afirmou Fátima.

A campanha PT Solidário segue em todo o país por tempo indeterminado e envolve militantes, dirigentes nacionais, estaduais e municipais do Partido dos Trabalhadores. Os alimentos estão sendo arrecadados pelos Diretórios Municipais do PT, Comitês Lula Livre e entidades e entregues a entidades solidárias que farão a distribuição às famílias carentes em todas as regiões do país.

O Minuto da Democracia é um programa semanal da bancada petista na Assembleia Legislativa da Bahia, e acontece toda segunda-feira, às 18h, diretamente do perfil do PT na Alba no Facebook. Se você não conseguiu assistir ao programa desta semana, basta dar um play no vídeo abaixo e assistir na íntegra.

Ascom PT na Alba