Osni reivindica espaços para eventos equestres em Seabra

190

O líder do PT na Alba, deputado Osni Cardoso, pediu ao governador Rui Costa a reformulação de espaço para implantação do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária e Espaço Multifuncional para eventos equestres no município de Seabra.

Ao justificar a indicação, encaminhada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o petista toma como exemplo a cidade em que foi prefeito. “O primeiro Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia foi inaugurado em 9 de março de 2013, no município de Serrinha, resultado da articulação de movimentos sociais que buscavam um crescimento não só econômico, mas também cultural dos produtores, além de garantir a dignidade de vida das comunidades rurais”, explica o legislador.

O parlamentar destaca as contribuições geradas a partir da implantação desta iniciativa nos territórios, trazendo mais subsídio na oferta ampliada e diversificada de produtos da Agricultura Familiar para alimentação escolar, ampliação do acesso a mercado dos empreendimentos dos segmentos, incremento de renda para os produtores e produtoras, além da qualificação para as organizações cooperadas e troca de experiências.

“Expandir essa ação a outras regiões faz com que a comunidade econômica solidária possa superar desafios e gerar mais contribuições para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável”, considera o deputado. O vice-presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da ALBA está convencido de que “existem territórios potenciais e estratégicos para ampliação dessa política no Estado, sendo um deles o município de Seabra, na Chapada Diamantina”.

O autor da indicação, inclusive, sugere a área do Abatedouro de Seabra como local adequado para sua proposição, pois “com a reformulação do ambiente e a retirada do maquinário de locomoção das carcaças, poderia ser transformado em um Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, abrangendo um variado leque de público, a exemplo de indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e ribeirinhas”.

De acordo com o petista, o empreendimento tem uma localização privilegiada, às margens da BR-242, na ligação entre a região de Feira de Santana e o Oeste da Bahia, importante via de escoamento da produção de grãos. Situado a três km da entrada principal de Seabra, cidade tida como a Capital da Chapada, o empreendimento dispõe de uma área total de 9 hectares, e além da área construída para o abatedouro tem um galpão anexo, área dos escritórios, inúmeros currais e espaços para alocação e guarda de animais.

Enfim, acrescenta Osni, é necessário um grande espaço que absorva todos esses eventos. “Este é um desejo histórico de toda comunidade da Economia Solidária e amantes dos esportes de Cavalos, sendo de crédito relevante a implantação do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidaria e Espaço Multifuncional para eventos equestres no município de Seabra”, encerrou.

Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia