Deputados da Bancada do PT visitam a Feira da Agricultura Familiar na Alba

320

Frutas, hortaliças, vegetais, doces e biscoitos foram alguns dos produtos orgânicos e agroecológicos adquiridos pelos deputados do PT que visitaram, na tarde desta terça-feira (6), a Feira Livre da Agricultura Familiar instalada na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia. A feira, que acontece até o dia 8 de agosto, integra a programação da Semana da Agricultura Familiar da ALBA, evento proposto para fortalecer as políticas públicas do desenvolvimento rural, além de publicizar os processos de assistência técnica e agricultura familiar no Estado.

Para o líder do PT na Assembleia, deputado Marcelino Galo, promover a Semana da Agricultura Familiar na Casa tem uma importância fundamental, uma vez que 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros são da agricultura familiar. “Hoje, quando você senta para almoçar e tomar seu café, temos uma diversidade de alimentos que vem de homens e mulheres que trabalham na agricultura familiar. São produtos de extrema qualidade, comida de verdade e sem veneno”, afirmou o petista.

A deputada Fátima Nunes acredita que o evento reforça a importância social e econômica da agricultura familiar, além de promover a valorização do trabalho desempenhado pelos agricultores baianos. “Queremos que sejam homens e mulheres cada vez mais valorizados, e que tenham políticas públicas de apoio para que possam viver com dignidade e orgulho de estarem no campo produzindo alimento para o nosso país”, disse Fátima.

Também presente no evento, a deputada Neusa Cadore destacou o cenário de desmonte do Governo Bolsonaro, como o congelamento de investimentos em áreas prioritárias como saúde e educação, além dos cortes nas políticas públicas de saneamento básico e no orçamento do Ministério da Agricultura, que impactaram diretamente na agricultura familiar no Brasil. “Essa feira tem um impacto muito positivo, uma vez que os agricultores familiares mantêm a tradição de proteção ao meio ambiente, do apoio ao cooperativismo rural e, nesse cenário, é importante reafirmar esses valores”, acrescentou.

Para o deputado Jacó, a agricultura familiar representa a lógica de produção sustentável, orgânica, de respeito ao meio ambiente e que envolve a mão de obra familiar. “Esse é o modelo de agricultura que eu defendo e que a bancada do nosso partido defende, por entender que nós precisamos possibilitar que o acesso à terra seja democratizado, produzindo vidas, respeitando o meio ambiente, gerando emprego e riqueza com distribuição de renda”, assegurou Jacó.

Além da feira livre, a programação da Semana da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa inclui também um ciclo de palestras e discussões como o Agricultura Familiar em Debate – Avanços e Perspectivas, que acontece amanhã, dia 7, a partir das 9h, no Auditório Jorge Calmon e uma sessão especial que na próxima quinta-feira (8), às 15h, no plenário da Casa, com o tema “Agricultura Familiar – Se o campo não planta, a cidade não janta”. A Semana da Agricultura Familiar é promovida pela Bancada do PT na Assembleia e organizações sociais como a Articulação do Semiárido Bahia (ASA-BA), o Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), o Fórum de Combate aos Agrotóxicos e a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), além do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER).

Ascom PT na Alba